FISIOTERAPIA

São vários os serviços que promovemos dentro das vastas áreas de intervenção que podem ser proporcionadas pelo Fisioterapeuta.

A Fisioterapia atua na recuperação, reeducação, reabilitação e prevenção de incapacidades originadas por disfunções do foro funcional músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico com o objetivo de desenvolver a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

Na SaúdeMed centramo-nos na análise e avaliação de movimentos e postura, de forma a encontrarmos a origem do seu problema e ajudá-lo(a) a recuperar e desenvolver a sua capacidade física.

Apresentamos uma intervenção terapêutica diferente do que é o conceito geral. Disponibilizamos um serviço de excelência e personalizado dando toda a atenção a todos os seus problemas.

FISIOTERAPIA NEUROMUSCULAR
FISIOTERAPIA NEUROMUSCULAR

FISIOTERAPIA NEUROMUSCULAR

A Fisioterapia Neuromuscular atua nas patologias que envolvem o sistema nervoso central ou periférico, provocando distúrbios neurológicos, motores e cognitivos, que se traduzem em alterações complexas do movimento e função. O objetivo da intervenção é avaliar essas alterações funcionais e promover padrões motores adequados, através da melhoria da força, coordenação motora e equilíbrio. Uma constante avaliação, uma adequada seleção de recursos e técnicas e estimulação no sentido de restabelecer as suas funções e/ou readaptação da nova condição, promovendo a funcionalidade, independência e autonomia melhorando consequentemente a qualidade de vida.

Na Fisioterapia Neuromuscular são avaliados e reabilitados indivíduos com distúrbios do sistema nervoso, como por exemplo:
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Lesões vertebro-medulares (paraplégias, tetraplégias);
- Traumatismo cranio-encefálico (TCE);
- Esclerose múltipla;
- Doença de Parkinson;
- Doença de Alzheimer;
- Lesões dos nervos periféricos;
- Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
- Síndrome de Down;
- Paralisia Cerebral;
- Paralisia Facial, entre outros.
FISIOTERAPIA CARDIORESPIRATÓRIA
FISIOTERAPIA CARDIO-RESPIRATÓRIA

FISIOTERAPIA CARDIO-RESPIRATÓRIA

A intervenção do Fisioterapeuta nesta área foca-se na avaliação, prevenção e reabilitação de toda a comunidade, independentemente da faixa etária com problemas cardio-respiratórios ou em risco de os desenvolver.

A Fisioterapia Cardio-Respiratória beneficia em patologias como:
- Infeções Respiratórias;
- Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC);
- Asma;
- Patologias associadas à obesidade mórbida;
- Pessoas acamadas;
- Bronquiolite;
- Atelectasia;
- Após uma cirurgia cardíaca, torácica ou abdominal, entre outros.

A intervenção tem como objetivo a higiene das vias aéreas com recurso a diferentes técnicas de modo a eliminar as secreções, melhorando assim a capacidade respiratória e o bem-estar geral. Estas técnicas visam também trabalhar a força e resistência da musculatura respiratória.

O exercício físico, dentro dos limites de cada indivíduo, irá contribuir para o sistema cardiovascular, aumentando progressivamente a resistência na execução das atividades da vida diária.
FISIOTERAPIA MUSCULOESQUELÉTICA
FISIOTERAPIA MUSCULO-ESQUELÉTICA

FISIOTERAPIA MUSCULO-ESQUELÉTICA

Reabilitação de condições clínicas do foro Músculo-Esquelético.

A Fisioterapia Músculo-Esquelética engloba o tratamento de disfunções a nível muscular, ósseo, articular, nervoso, ligamentar, das cartilagens e discos intervertebrais, maioritariamente associadas à dor e inflamação. Estas disfunções são extremamente comuns e são a principal causa de dor crónica e de incapacidade. O objetivo da intervenção da Fisioterapia nestas condições é o alívio da sintomatologia e consequente melhoria da função.

FISIOTERAPIA DESPORTIVA

Prestamos uma intervenção dirigida ao atleta e à especificidade de cada modalidade desportiva, enquadrando a intervenção tanto no gesto técnico como no contexto de treino. Avaliamos todos os fatores de risco intrínsecos e extrínsecos de cada atleta e modalidade, no tratamento e prevenção de lesões. Privilegiamos o acompanhamento clínico do atleta desde o momento da lesão até à reintegração total no treino e competição.

Na SaúdeMed temos como objetivos prevenir lesões, otimizar e potencializar o atleta para obter assim uma melhor performance desportiva.