Quantas vezes não ouvimos frases como: “é muito pequenino para fazer terapia da fala”, “a terapia da fala é só para crianças que não falam bem”, “é um preguiçoso para falar e nós compreendemo-lo…”, “é muito mimado por isso fala dessa forma”, “grita muito e está sempre rouco mas depois passa…”, “gagueja desde que o assustaram”, etc. É necessário repensar em alguns (pré) conceitos enraizados na nossa sociedade, para que as nossas crianças possam ter o melhor acompanhamento possível, de forma a tornarem-se crianças realizadas e felizes.

Desconstruindo conceitos…

O que é a Terapia da Fala e o que faz o Terapeuta da Fala?

É uma área da saúde, bastante abrangente, na medida em que deteta, avalia, diagnostica e trata as perturbações da comunicação e deglutição. Embora seja redutor a denominação “terapia da fala”, o campo de atuação do terapeuta da fala engloba a reabilitação da comunicação (verbal e não verbal), linguagem (compreensão e expressão da linguagem oral e escrita), fala (articulação e voz), fluência, leitura e escrita e alimentação.

A quem se destina a Terapia da Fala?

A avaliação e intervenção do Terapeuta da Fala pode ocorrer em qualquer fase da vida, desde recém-nascidos a idosos, tendo como objetivo principal otimizar as capacidades dando a melhor qualidade de vida possível.

Pode intervir desde o nascimento, intervindo na alimentação e comunicação entre o bebé e os pais. Nas crianças em idade pré-escolar fornecendo e potencializando as competências linguísticas, vocais e comunicativas.

Nas crianças em idade escolar e jovens, o Terapeuta da Fala  intervém nas perturbações da leitura, escrita, alterações articulatórias, gaguez e capacidade comunicativa. O foco de intervenção na idade adulta são as perturbações da linguagem adquiridas, patologias vocais e de deglutição. Também pode intervir com profissionais cujas competências comunicativas e de voz querem ser aperfeiçoadas.

Com que idade devo procurar um Terapeuta da Fala?

Não existe uma idade ideal para procurar um Terapeuta da Fala. Enquanto Pais e Educadores devem estar atentos a sinais de alerta. Caso considere que o desenvolvimento não está a ser feito de acordo com o esperado aconselha-se uma avaliação.

A intervenção do terapeuta da fala não tem uma idade ideal para iniciar, embora deva ocorrer o mais cedo possível, de preferência quando o problema é detetado, de forma a obter melhores resultados.

Avaliar uma criança numa fase precoce do desenvolvimento, mesmo antes dos três anos pode orientar os Pais para uma estimulação mais direcionada de acordo com as necessidades da criança. Por vezes esperar que a criança ultrapasse as suas dificuldades pode agravar o problema e trazer consequências, estagnando o seu desenvolvimento ou prejudicando outras áreas.

Como se processa a avaliação em Terapia da Fala?

Normalmente o primeiro contacto é feito com os pais e com a criança com objetivo de perceber quais as principais preocupações e recolher os dados de história clínica. A criança é avaliada em seguida em função das suas necessidades. Tendo os dados da avaliação o terapeuta e os pais estabelecem um plano de intervenção com objetivos concretos.

Que outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento da criança?

A colaboração ativa dos pais e envolvimento da escola em todo o processo é fundamental para que o tratamento seja rápido e eficaz. Por vezes o contacto e introdução dos pares também pode ser uma estratégia a adotar. Quando necessário devem ser integrados na equipa médicos, psicólogos ou outros profissionais de saúde de modo a reabilitar holisticamente.

 

Terapia da Fala

Os 6  sinais a que deve estar atento:

 

  • Linguagem:
    • Tem 2 anos e ainda não fala? Diz apenas poucas palavras?
    • Parece não perceber o que as pessoas lhe estão a dizer?
    • Não responde ou responde inadequadamente ao que lhe é dito ou pedido?
    • É distraída ou prestando pouco atenção àquilo que a rodeia?
    • Apenas comunica por gestos?

 

  • Voz
    • A criança tem voz rouca? Esforça-se para falar?
    • Grita muitas vezes?
    • Tem queixas de dores de garganta?

 

  • Articulação
    • Pronuncia todos os sons corretamente ou troca-os?
    • Fala muito depressa ou atrapalha-se? Utilizou a chupeta até muito tarde? Ainda a utiliza?

 

  • Gaguez
    • Bloqueia ou repete muitas vezes as mesmas palavras?
    • Tem medo ou vergonha de falar?

 

  • Mastigar e engolir
    • Mastiga os alimentos de boca aberta?
    • Tem dificuldade em mastigar?
    • Costuma babar ou engasgar-se com alimentos sólidos? E com líquidos?

 

  • Ler e escrever
    • Troca sons ou letras quando está a ler ou a escrever?
    • Demora muito tempo a ler?
    • Não gosta de escrever? E de ler?
    • Comete muitos erros a ler e escrever?

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Texto :  Maria Laranjeira - Terapeuta da Fala SAÚDEMED. 

 

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